sábado, 6 de janeiro de 2007

Wreck on the Highway

Grandes Letras
.
.
Last night I was out driving
Coming home at the end of the working day
I was riding alone through the drizzling rain
On a deserted stretch of a county two-lane
When I came upon a wreck on the highway
.
There was blood and glass all over
And there was nobody there but me
As the rain tumbled down hard and cold
I seen a young man lying by the side of the road
He cried Mister, won`t you help me please
.
An ambulance came and took him to Riverside
I watched as they drove him away
And I thought of a girlfriend or a young wife
And a state trooper knocking in the middle of the night
To say your baby died in a wreck on the highway
.
Sometimes I sit up in the darkness
And I watch my baby as she sleeps
Then I climb in bed and I hold her tight
I just lay there awake in the middle of the night
Thinking `bout the wreck on the highway
.
Bruce Springsteen and the E Street Band
The River, 1980
.
.
O renomado professor da Universidade de Harvard, Robert Coles, num livro publicado em 2004 (Bruce Springsteen's America, Random House), coloca o cantor de New Jersey no panteão dos artistas americanos, comparando-o a Walt Whitman e William Carlos Williams, e designando-os como "poetas do homem americano comum".
.
Wreck on the Highway é apenas um dos exemplos da grande poesia que podemos encontrar em The River, seguramente um dos melhores álbuns da história da música. É um poema fácil, aparentemente sem grande trabalho estético. Haverá certamente quem questione a apreciação de Robert Cole, mas é inegável a forma magistral com que the boss canta o pulsar da vida americana: nas pequenas rotinas, nas paixões adolescentes, pela estrada fora... Poucos conseguem esquematizar de forma tão pungente e linear uma mundividência do americano comum. Poderia ter escolhido outras letras deste álbum, igualmente belas: a famosa The River, Point Blank, Drive All Night...
.
Mas devo ressalvar este ponto: ao contário do que acontece com outros poetas-cantores, os poemas de Bruce Springsteen só ganham genialidade quando escutados, tal como sucede muitas vezes sermos tocados por um poema apenas quando o ouvimos declamado. Se não conhecem Wreck on the Highway e se são de elevada sensibilidade, preparem-se para um momento de grande comoção.
.
Fiquem com esta magnífica fotografia de Bruce Springsteen and the E Street Band (também me apetecia escrever sobre ela, mas não vos maço mais), retirada do booklet do CD:
.

Sem comentários: