sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Perninhas de Frango com Vinho do Porto

Vianda
De minha lavra
.
.
Temperem-se oito perninhas de frango (ou quaisquer outras partes da saborosa ave) com uma hora de antecedência: algumas pedras de sal, meia colher de chá de caril, outra meia de colorau, pimenta preta moída no momento, uma amostra de piri-piri, dois alhos pequenos muito bem picados, uma folhinha de louro partida em pedacinhos, um fio de azeite e meio limão pequeno. Ah! E que não lhes falte uma mão cheia de carinho.
.
A frigideira deve ir ao lume com meia parte de azeite e meia de margarina. Apenas o suficiente de cada. Juntemo-lhes as perninhas (com todo o seu tempero) e tape-se a frigideira com um testo durante a fritura, só o retirando para ir virando o frango; em lume brando (sempre lume brando) até se retirar o pitéu - porque não podem ficar tostadas sem que cozam devidamente.
.
E o Vinho do Porto?
.
O xeque-mate requer paciência. Entretanto, podem saborear um cálice da divina bebida - até porque abre tão bem o apetite...! Guardem apenas uns borrifos para o último minuto: sobre as perninhas, como se de uma bênção se tratasse. Virem-se e revirem-se. E está pronto. Apenas num minuto.
.
E que bem sabem. Tanto, que pouco interessa a companhia. Arroz de espinafres? Umas fatias de pão de centeio? - Pão de centeio do bom, sim!
.
E um bom vinho tinto maduro, claro.
.
Bom apetite!
.
P.S. Pensei em mostrar-vos uma fotografia do pitéu, mas arriscavam-se a babar o teclado do computador - o que seria um desperdício!

Sem comentários: