terça-feira, 27 de agosto de 2013

Croácia (Périplo 2012)

 
Façam um clique sobre a imagem para uma melhor visualização

Agendámos as férias de verão deste ano para a última quinzena de Agosto, o que veio a condicionar os nossos planos. Hesitantes quanto ao destino, uma semana antes da partida decidimo-nos por um super périplo pelo norte da Europa: norte da Alemanha, Dinamarca e Suécia. Comprámos um bom guia da Alemanha (tencionamos fazer um périplo exclusivamente alemão no futuro) e um Lonely Planet da Europa, uma vez que o da Escandinávia estava esgotado. Dois ou três dias antes da partida tivemos de refazer os planos, pois a previsão meteorológica para a quizena seguinte, agora mais precisa, era muito molhada e fresquinha (final de Agosto no norte da Europa equivale a um início de outono).
 
No regresso do périplo à Eslovénia, em 2011, enquanto fazíamos o balanço da nossa aventura, manifestei o meu desejo de ir à Croácia. A Lili não ficou muito entusiasmada: "são muitos quilómetros", disse ela, mais por estar cansada daquela viagem do que por outra razão (ou talvez a possibilidade de novo recontro com um exército de melgas...).
 
A previsão do tempo para a Croácia era fantástica. O calor aflige-me mais do que à Lili, pelo que tinha ali um trunfo; mais a promessa de umas boas banhocas e umas quantas fotografias das águas verde-esmeralda do Adriático e a decisão ficou tomada. Foram dois dias intensos de preparação (leituras, sobretudo), que também nos fizeram gastar umas dezenas de euros na extensão do seguro do carro para a Bósnia e Herzegovina (geralmente não coberta pela Carta Verde), pois podia ser necessária para chegarmos a Dubrovnik (vejam um bom mapa para saber por quê).
 
Publicarei aqui um diário desta aventura de 14 dias, que espero vos possa inspirar a partir por essa estrada fora.
 
Ler: Dia 1

Sem comentários: