terça-feira, 27 de agosto de 2013

Croácia (Périplo 2012), Dia 1: Jantar em San Sebastián

Como tem vindo a suceder nos últimos anos, partimos de Arcos de Valdevez mais tarde do que o previsto. Desagrada-me, mas acabo por digerir a insatisfação pensando que estamos em período de descanso e que os horários somos nós que os fazemos. 10.10 da manhã e conta-quilómetros a 0.
 
Neste primeiro dia pretendíamos pernoitar perto de Avignon, o que já não seria possível. Redefinimos o objetivo para Tarbes, no Ibis local. Decidimos que nestas tiradas de largas centenas de quilómetros - de saída e chegada -, não acamparíamos. O que nos permite fazer sempre mais 300-400 quilómetros por dia e descansar um pouco melhor.
 
Quando iniciámos a travessia do País Basco, constatámos que ainda íamos com tempo para um desvio há muito adiado: jantaríamos os rissóis, bolinhos de bacalhau e afins, que preparáramos no dia anterior, num qualquer espaço agradável de San Sebastián.

Fomos surpreendidos por um mar de gente no centro da cidade e com a quase impossibilidade de estacionar nos parques subterrâneos do centro, no início da Alameda del Boulevard - tarefa que nos levou mais de meia hora. Já sabíamos que San Sebastián é uma cidade sempre em festa, mas aquela alegria contagiante que todos emanavam foi surpreendente. Assistimos a uma parada tradicional e jantámos na Bahía de la Concha ao som de um concerto rock que zurzia junto à marina. De bucho cheio, caminhámos pelo paredão e desfrutámos de um anoitecer fantástico, enquanto os locais e  veraneantes estendiam as suas toalhas para cenar a hora mais espanhola. Carpe diem!
 



 




 
Chegámos a Tarbes pouco antes da uma da manhã - ainda a tempo de descansar o suficiente para enfrentarmos outra jornada extensa. Durante este percurso final conversámos sobre as diferenças entre espanhóis e portugueses; sobre como aqueles passam - e bem - o seu tempo livre fora de casa; sobre o custo de vida; as paisagens; o urbanismo... Viajar é isto: colocar o que já conhecemos no prato de uma balança e o que vamos conhecendo no outro. E saber escolher.
 
Conta-quilómetros: 935
 
Ler: Dia 0     Dia 2

Sem comentários: