sábado, 31 de março de 2007

Fim da Corrupção colocaria Portugal ao Nível da Finlândia

Palavra Esparsa
.
Hoje, na TSF, ouvi alguém referir um estudo que indica este dado absolutamente revelador: Portugal teria um desenvolvimento ao nível do da Finlândia se conseguisse diminuir a corrupção. Uma busca rápida no google esclareceu-me as dúvidas: Daniel Kaufmann, director dos Programas Globais do Instituto do Banco Mundial, apresenta esta tese num artigo publicado na revista trimestral do Fundo Monetário Internacional, «Finance and Development» (Agosto de 2005).
.
E hoje, também, soube-se que não há ninguém preso por corrupção política em Portugal!
.
Quem é responsável por este estado de coisas?
.
Todos sabemos: o preço do petróleo, a Função Pública, os professores, os Serviços de Atendimento Permanente, as maternidades, a seca, as inundações, os benfiquistas, as varinas da Póvoa, a vinhaça, a D. Clementina de Colo de Pito, em Castro Daire, as ratazanas do Convento de Mafra...
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Corrupção na Finlândia?
Que é que pensa?
Há ou não há?
Em Portugal há um dito à volta de "é para inglês ver".
Na Finlândia eu não conheço tal ditado, mas eu diria que há qualquer coisa em torno de "para estrangeiro ver".
No dia a dia há de facto menos actos de corrupção, mas ao nível de negócios, empresas, lojas, restaurantes, a cantiga é outra.

MANHENTE disse...

Acredito que sim. Mas também creio que não tenha o "peso" que tem em Portugal. A partir do momento em que pareça deixar de ser um dado adquirido(e deixe de ser, de facto), não tenho dúvidas de que algo mudará.

O facto de quase todos acreditarem que há muita corrupção, faz com que quase todos alinhem na chamada pequena corrupção (o preço sem IVA, o serviço sem factura...)

Obrigado pelo comentário.