sábado, 23 de dezembro de 2006

Rosto Irlandês




Capas




A National Geographic de Abril de 1976 apresenta na capa o rosto lindíssimo de um garoto irlandês da península de Dingle. É um dos exemplares da revista americana que guardo com mais carinho. Igual à paixão que nutro pelo país.
-
Cabelo ruivo, bochechas nutridas, sardas belíssimas, olhar e meio-sorriso traquinas... É este ainda o rosto de muitos garotos irlandeses trinta anos depois, numa época bem mais abastada. Porque também é sobre isso que nos fala esta capa: sobre a pobreza generalizada de um país então ainda em busca de se afirmar. Quantos garotos terão vestido antes este casaco de corte adulto e lavra artesanal? Quantas casas não teríam então as paredes vazias de cor? Seria esta criança feliz porque tinha muitos brinquedos... ou porque corria pelos prados esmeralda empurrado pelo vento frio do Atlântico Norte?
-
Não escrevo este post só para partilhar convosco esta capa. Ontem a minha esposa passou pelo quiosque e trouxe-me o último número da National Geographic portuguesa. Custou apenas um euro. Um euro! Não é a primeira vez que a revista é vendida a este preço absurdo. Será uma campanha para angariar mais assinantes? Desejo sinceramente que não seja uma tentativa desesperada. Em todo o caso, decidi subscrevê-la. Façam o mesmo, se já não o fizeram. O seu desaparecimento seria uma perda irrecuperável: não há nenhuma outra publicação com esta qualidade. Na edição deste mês podemos ler um artigo sobre uma outra perda, tristemente famosa: a presumível extinção do pica-pau-bico-de-marfim. Só este relato valeria o euro dispendido.
-
National Geographic Portugal: http://www.nationalgeographic.pt

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma paixão partilhada ...A Irlanda.Este rosto fez-me viajar no tempo até uma das viagens mais fantásticas e inesquecíveis que até hoje realizei.A beleza da paisagem;a atmosfera dos pubs;os sorrisos partilhados;uma pint de cidra ou cerveja, quatro amigos de mochila às costas...uma alma que contempla a montanha mas que se perde na vatidão do mar...