quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

Este País...

Palavra Esparsa

Ouvi hoje, num noticiário televisivo, um responsável da Turistrela acusar o Parque Natural da Serra da Estrela de não permitir que a sua empresa expanda as suas infra-estruturas de modo a acomodar mais turistas de inverno - isto é, de demorar demasiado tempo a autorizar os projectos de investimento da concessionária, que passam pela ampliação dos actuais 6,2 kms de pistas para cerca de 40-50. Dando o exemplo de que no país vizinho, estâncias de inverno muito próximas de Portugal, de altitude semelhante, como Béjar, a sul de Salamanca, estarem a crescer a um ritmo muito mais acelerado, atraindo os desportistas de inverno portugueses.
.
Francamente, não me interessa saber a razão do atraso. Nem quem tem razão.
.
Há três semanas atrás estive em Vannes, França, em representação da minha escola, numa reunião preparatória para o desenvolvimento de um projecto Comenius. Da ordem de trabalhos fazia parte uma comparação exaustiva dos sistemas de ensino dos diferentes países representados, incluindo os períodos de férias escolares. Fiquei estupefacto por saber o seguinte: em França existe um período de descanso escolar chamado Vacances d'Hiver, de quinze dias, que não é igual em todas as regiões. O país está dividido em 3 zonas e os períodos de descanso para o ano lectivo 2007-2008 são os seguintes: Zona A - 16 de Fev. a 3 de Mar.; Zona B - 9 de Fev. a 25 de Fev.; Zona C - 23 de Fev. a 10 de Mar. Em resumo: as estâncias de turismo de inverno estão cheias durante um mês em vez de 15 dias - se o período de descanso fosse igual em todo o país.
.
Se fosse um Gato Fedorento, poderia estar para aqui a disparatar: Topas a diferença? Não topas a diferença? Não topas?!!!

Sem comentários: