domingo, 31 de dezembro de 2006

Ano Novo, Vida Nova?

Palavra Esparsa
.
Ano novo, vida nova!, costumamos dizer. Todos os ditos encerram em si algo de verdade. Para melhor ou pior, será sempre, de algum modo, "vida nova"; e também será sempre a mesma vidinha em muitos aspectos da nossa caminhada pessoal.
.
Não atribuo especial importância e este período festivo de final de Dezembro. Houvesse um pouco mais de disponibilidade financeira e estaria de bom grado a viandar por paragens desconhecidas. De mochila às costas na Nova Zelândia, de bicicleta na Nova Gales do Sul (sonha, Rui, sonha...), sozinho, acompanhado... o que fosse - o importante seria estar longe das rotinas que nos aprisionam durante o ano inteiro. Isso sim, seria vida nova.
.
Para muitos, infelizmente, neste inverno gelado, um agasalho e uma refeição quente todos os dias já seriam uma boa nova.
.
Obviamente, valorizo o estar em família - que esta quadra propicia. Mas isso, vou tentando fazê-lo durante todo o ano... assim como com os amigos...
.
Por isso, aproveito a noite de ano novo (ou será "noche vieja", como dizem os espanhóis) para, em vez de formular 12 desejos, estabelecer 12 propósitos - que geralmente implicam uma qualquer mudança ou um esforço significativo. Fico contente se consigo tornar reais metade deles - pois isso, sim, renova a minha vida.
.
Seja qual for o vosso rito de passagem de ano, desejo do fundo do coração que augure um feliz 2007.

Sem comentários: