quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Red Dog

Capas
.
.
Red Dog é uma obra inesperada. Comprei-a por libra e meia numa livraria de Cambridge há cerca de três anos, atraído pelo preço de saldo e pela capa. Li-a como quem come cerejas. Red Dog é um conjunto de histórias que Louis de Bernières reescreve tendo por base factos verídicos (artigos de jornais, testemunhos) relativos à vida de um cão - Tally Ho - nativo da árida Austrália ocidental. Berniéres conheceu-o numa visita à cidade mineira de Karratha, a norte de Perth, na forma de uma estátua de bronze que aí o imortaliza.
.
Nem o mais frio coração pode ficar insensível à personalidade desta figura real e profundamente humana. Se muitos dos "homens" que abandonam animais antes da partida para férias estivais lesse este livro, provavelmente deixaria de o fazer. Para avalizar a natureza heróica de Tally Ho, basta dizer que a obra de Bernières é, imagine-se, a terceira "biografia" a ele dedicada. Quantos homens não gostariam de ter este currículo? E como único dado da sua vida superior que vos revelo, basta dizer que o irascível Tally Ho percorreu a costa ocidental australiana de lés a lés à boleia de camionistas Aussies, regressando e partindo em busca da sua figura tutelar, o seu mestre, já falecido.
.
Tudo isto sintetizado de forma brilhante na capa do livro, com ilustração de Allan Baker e Bill Bachman, edição em hardcover da Secker & Warburg, 2001.
.
Este é um daqueles livros que poderia trazer muitas crianças e jovens ao mundo maravilhoso da leitura.
.
Uma consulta rápida na internet revelou-me que Red Dog já está traduzido para português, em edição da Asa: O Cão Vermelho.
.

Sem comentários: