terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

O Cozido à Minhota e o Fim de Semana Gastronómico de Arcos de Valdevez

Vianda
.
Abanque num dos nossos restaurantes e experimente um assombro de paladares! "O Cozido à Minhota, fossado, esgravatado e escorneado." Divino!
.
Este foi o slogan do Fim de Semana Gastronómico que acabou de se realizar na maravilhosa vila de Arcos de Valdevez. Como sucede anualmente nesta ocasião, almocei no simpático restaurante O Morais. Para não variar, mandámos vir meia de cozido e meia de cabrito assado, substância que baste para três estômagos famintos. Tudo regado com um inesperado vinho verde tinto da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, colheita de 2006. Geralmente preferimos vinho maduro, mas por respeito pelos sabores e tradições da região nesta ocasião, decidimos provar o vinho escolhido pelo Sr. Diogo para satisfazer o exigente palato da clientela. Estava fantástico! A fazer jus ao soberbo cozido, de que vos deixo a receita:
.

Como sobremesa, deliciei-me com os afamados Charutos d'Ovos, obrigatoriamente acompanhados por uma Laranja do Ermelo (para cortar o doce excessivo), um dos mais mediáticos produtos do concelho e constante da lista "melhores produtos do mundo" do movimento Slow Food.
.
O Rancho Folclórico de S. Paio, freguesia local, brindou-nos com uma actuação breve durante o repasto, tal como fez por todos os 15 restaurantes aderentes à iniciativa.
.
Vive-se bem em Arcos de Valdevez!
.


Sem comentários: