domingo, 18 de outubro de 2009

Assim se recebe em Coura

Andarilho
.
.
Há melhor forma de dar as boas vindas a novos colegas de trabalho que uma alegre caminhada por estradas de campo e caminhos do monte? Pois parece-me que não!
.
O passo ritmado e as conversas espontâneas convidam ao conhecimento mútuo, à amizade e até ao nascimento de projectos de trabalho e de lazer futuros. Assim aconteceu por Terras do Coura, num fim de tarde fresco do início de mais um ano lectivo.
.
Foram 2 horas de passeio leve pelos lugares de Lamama e Casaldate, na zona limítrofe da Paisagem Protegida do Corno do Bico, e com termo na freguesia de Padornelo para um memorável lanche ajantarado, produto cuidado das cozinheiras da escola.
.
O ponto alto do percurso foi a paragem em Casaldate, junto ao rio Coura, para conhecer os moinhos e engenhos de água que chegaram a formar um centro transformador de cereais e madeira, de que pudemos testemunhar um exemplo ainda em actividade. A dois passos, o açúde conhecido pela "Praia dos Tesos", onde no verão o calor chama para banhos as gentes locais. Aqui também conhecemos e provámos uma variedade de maçã, a Malápia, um fruto de formas feias e achatadas, mas extremamente saboroso e doce. Uma descoberta!
.
Certamente, das muitas e boas que teremos nos intervalos de mais um ano lectivo árduo. E este verde luxuriante que nos rodeia é o melhor prenúncio.
.



4 comentários:

Caminhos Adentro disse...

Olá Rui :)
Que bela caminhada....
Foi uma perda para mim não ter estado aí!Espero não faltar da próxima vez.

Beijinhos
Carla Navio

MANHENTE disse...

Não foi para esta caminhada que te convidei, Carlita. Essa outra terá em breve um relato por estas páginas. É só tempo de sair do torpor causado pela sua beleza :-)

Beijinho

Alberto disse...

Olá Rui.
Eu também fiz essa caminhada e já tenho feito as outras. Correu tudo bem e isso é que interessa...
Abraço
Alberto

MANHENTE disse...

Olá, Alberto!

Cá estaremos para mais uns passeios... Fico à espera que organizes um de bicicleta :-)

Abraço.