quarta-feira, 16 de maio de 2007

África Acima

As Viagens dos Outros
.
"A península do Cabo da Boa Esperança (...). Aqui teve origem Portugal, penso. Não aquele dos portugueses, mas o país do resto do mundo. Se não fora por este Adamastor por fim domado, o que nos faria aparecer no percurso comum da humanidade? Que espaço nos seria dedicado na enciclopédia? Quantas linhas, que assunto, nos livros de história? Uma nota de pé de página sobre a pesca do bacalhau?"
.
Este é um dos parágrafos iniciais de África Acima, o novo livro do viandante Gonçalo Cadilhe, que aconselho vivamente. Confesso que gostava de ter tido a coragem do Gonçalo - a de enveredar por um estilo de vida desprendido de lugares comuns e ao mesmo tempo dedicado a uma causa: a construção de um planisfério pessoal (nome do seu primeiro livro). Sempre quis ser escritor de viagens, mas algures num qualquer cruzamento da minha vida terei confundido o caminho a seguir. Paciência. Resta-me ler sobre as andanças dos outros e escrever estes humildes relatos no Viandante. Nada mau.
.
África Acima é uma colecção de crónicas publicadas no semanário Expresso sobre a sua travessia de oito meses do continente africano, num percurso sul-norte. Está redigido numa linguagem simples e directa, a espaços extremamente inteligente; o registo de diálogos e a observação de pormenores é surpreendente. Façam o favor de ler.
.
Gonçalo Cadilhe, África Acima, Oficina do Livro, 2007. Citação da página 16. Imagem: marcador de livros da edição.
.

8 comentários:

Tiago Cação disse...

O G.C sempre a trazer-me o mundo a Casa, fantastico...

Eu tento, tento... mas ..

Cmpts, Tiago Cação

www.pequenosolhares.blogspot.com

MANHENTE disse...

Tiago:

Obrigado pela visita.

Só nos resta tentar... tentar. E só há uma forma de o fazer: viajando.

Cumprimentos,
Rui

Tiago Cação disse...

Grande Rui, eu só um puto de 23 anos, com um 1,59 m de altura e barba por fazer. Fico agradecido o pelo Link.
Vou fazer o mesmo em breve,´

Cmpts, Tiago Cação

Unknown disse...

Ontem estive com este livro na mão e por pouco não comprei.
Gosto dos textos e o Gonçalo está a fazer uma coisa que gostaria de fazer: viajar muito. E ainda por cima é pago para tal...
Estou mesmo a ver que mais cedo ou mais tarde lá terei de abrir os cordões à bolsa para comprar "África Acima".

Abraço

MANHENTE disse...

António:

É dinheiro bem gasto: uma leitura leve e que nos faz questionar muitas das escolhas que fazemos.

Um abraço

Anónimo disse...

Adorei!!!!
África... Angola devorei esse capítulo! E quase viajei...
Felicidades

MANHENTE disse...

Obrigado pela visita, Teresa!

Continuação de boas leituras e excelentes viagens!

Rui

Anónimo disse...

quem me dera ter ido a africa com todo este people. . mas nao deu !! pesso imenssa desculpa ! eu sei que a minhaa presença fez falta nao é tiago?? *.*

amo-te puto
esperu ke venhas a minha casa para petiscarmos uns caracois:DD

amot bjoooossss muaahaha