sábado, 21 de março de 2009

Las Médulas, Paisagem d'Ouro

Andarilho
.
Não muito longe do norte de Portugal, na região de El Bierzo, Ponferrada, província de León, podemos visitar uma das paisagens mais surpreendentes da Península Ibérica: Las Médulas - uma antiga exploração de ouro a céu aberto da época romana, classificada Património Cultural da Humanidade em 1997.
.
.
.
Aconselha-se vivamente a realização do percurso pedestre de cerca de 3 quilómetros que parte do centro interpretativo, na aldeia homónima, e nos conduz por entre um majestoso bosque de castanheiros e carvalhos até às minas de La Encantada e La Cuevona. Durante o trajecto temos o privilégio de apreender em cada passada a dimensão colossal do processo de exploração aurífera que aqui ocorreu nos inícios do primeiro milénio depois de Cristo. O monte Medilianum, que ocupava esta paisagem quase extra-terrestre, foi integralmente desfeito por sucessivas enxurradas de água controladas pelos seus exploradores, armazenada metodicamente para o efeito através da captação por canais em altitude que atingiam a extensão de 300 quilómetros. Uma maravilha do engenho humano..


A não perder, também, a vista geral sobre Las Médulas proporcionada pelo Miradouro de Orellán, junto a uma pequena aldeia com o mesmo nome e acessível por estrada a poucos quilómetros de distância. Será o ponto alto de um passeio memorável, como podem documentar estas duas últimas fotografias. Se feito no inverno, o vento frio que sopra das montanhas em redor ajudará a memorizar na nossa pele a visão extraordinária que se nos depara.